terça-feira, 28 de outubro de 2014

Os Nove Reinos

Os Noves Mundos, cada mundo é o lar de uma criatura. Vou mostrar para vocês quais são eles e quem governa! (Ps: como são muitas fontes diferentes, os nomes dos mundos mudam de acordo com fonte, se tiver errado alguma coisa, avisem!)





Reinos Superiores:


Ásgarðr: Asgard



  • Mundo Dos Deuses *Aesir*
  • Protetor dos Nove Reinos
  • Thor, Odin, Frigg...
  • Asgard era, originalmente, conhecido como Godheim (o repouso dos deuses), pois os primeiros investigadores da mitologia confundiram o nome do mundo dos deuses com o seu castelo mais importante e, neste caso,Godheim se tornou Asgard em muitas fontes históricas.
Vanaheimr: Vanaheim



  • Mundo Dos Deuses *Vanir*
  • Mundo dos Feitiços
  • Freya, Freyr, Aegir...
  •  Vanaheim é o repouso dos Vanir. Este mundo estaria situado em Asgard, no nível mais elevado do universo. Os Vanir eram, geralmente, os deuses mais benevolentes, relacionados à agricultura e à natureza, ao contrário dos Æsir, que eram considerados deuses da guerra e extremamente passionais.
Álflheimr: Alfheim
  • Mundo dos Elfos da Luz
  • Álfheim (Álfheimr em nórdico arcaico, lar dos elfos) é um dos nove mundos, e o domicílio dos Álfar (elfos). O nome aparece, também, em baladas escocesas sob a forma de Elfhame e Elphame. É também um nome antigo para o território que existe entre o que, atualmente, é o Rio Gloma na Noruega e o rio do Göta älv na Suécia.
Reinos Medios

Miðgarðr : Midgard



  • Mundo dos Humanos
  • Terra-Média
  • O mundo de Midgard localiza-se no meio de Yggdrasil, cercado por um mundo de água ou oceano, cuja passagem é intransponível. O oceano é habitado pela enorme serpente marinha Jormungard, que circula todo o mar, formando um anel que impede a passagem de quaisquer seres ao agarrar sua própria cauda.
Nidavellir: Nidavellir
  • Reino Dos Anões e Gigantes de Pedra
  • Nidavellir, "os campos escuros," é a terra dos anões na mitologia nórdica. É freqüentemente confundido com Svartalfheim, no entanto, este trata-se do mundo dos svartálfar (Elfos escuros). Nidavellir fica nos subterrâneos de Midgard mas separado de Niflheim e de Svartalfheim.
Jötunheimr: Jotunheim (Pronuncia-se "Iotumheim")
  • Reino dos Gigantes de Gelo
  • Jotunheim ou Jötunheimr é o mundo dos gigantes (de dois tipos: rocha e neve, chamados coletivamente de Jotuns). A partir deste mundo, os gigantes ameaçavam os seres humanos em Midgard e os deuses em Asgard(cujos mundos são separados pelo rio Iving). A cidade principal deJotunheim é Utgard.
Svartalfaheimr: Svartalfheim
  • Reino dos Elfos Negros
  • Na mitologia nórdica, os svartálfar ("elfos negros") ou dökkálfar ("elfos escuros") são seres sobrehumanos (vættir ou wights, em nórdico arcaico), que eram conhecidos como residentes do mundo subterrâneo de Svartalfheim. Assim como os trolls, são relacionados freqüentemente com os anões e sua moradia também pode se confundir com Nidavellir, no subsolo de Midgard, quase tão distante quanto Helheim.
Reinos Inferiores

Niflheim: Niflheim ou Niffleheim
  • Reino de Hella
  • Terra da Neblina
  • Niflheim ("mistland" ou "reino da névoa") o mundo do frio, da névoa e da neve, situado acima da fonte Hvergelmir, no nível inferior de Yggdrasil e ao lado de Hel MuspelheimParticipou  juntamente com Muspelheim, o reino de fogo, da criação de Midgard, do vazio primordial de Ginungagap. Será de lá que, no Ragnarök, sairá o navio dos mortos, Naglfari, conduzido pelo deus Loki.  Local onde a neblina se condensa aquecida pelos ventos quentes soprados diretamente de Muspelheim. A névoa faz de Niflheim um mundo de ilusão, um estado indefinido entre o tangível e o intangível, o real e o irreal, o repouso antes do começo. 

Muspellheimr: Musspellheim ou Mussphelhein



  • Reinos do Fogo 
  • Demonios de Fogo
  • Musphelhein (ou Musspell) significa "Casas das Desolações" e também é conhecido como "País do Fogo". Era uma zona quente de onde se dizia terem originado os primeiros seres-vivos Situa-se no Sul, logo abaixo do disco de Midgard, por oposição a Niflheim no Norte. É o lar dos gigantes de fogo e de seu mestre, Sultur, o eterno companheiro do fogo, como é mencionado na Edda Poética; é o mais poderoso deles e diz-se que será quem combaterá os sobreviventes do Ragnarok.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nove_Mundos
http://bailedosenxutos.com/quer-conhecer-os-9-reinos-da-mitologia-nordica/

Fonte Imagem: http://bailedosenxutos.com/quer-conhecer-os-9-reinos-da-mitologia-nordica/

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Criação do Mundo Nordico

Hay Feeds, hoje vou mostrar para vocês como foi a criação no mundo segundo a Mitologia Nórdica!




Primeiro, havia o Caos, um nada sem Terras, sem Mar, sem Céu, existindo apenas 3 reinos: o Ginnungagap (o Grande Vazio), abismo primitivo e vazio, situado entre Musspell (o Reino do Fogo) e Niflheim (a Terra da Neblina), terra da escuridão e das névoas geladas.

Quando remexeram a carne de Ymir, eles encontraram muito germes. Tendo piedade, Odin construiu um mundo chamado Svartalfheim e todos os germes para lá foram, agora denominados Anões. Os restos que pareciam ser mais sombrios foram chamados de Elfos e receberam uma morada em Alffheim.

Um dia, Odin pensou como a Terra-Media era muito grande para eles 3, então decidiu fazer, de um tronco, um homem e uma mulher. Ele foi chamado de Ask e ela de Embla. Esses dois gerariam toda a raça humana. Terminada a tarefa, Odin decidiu fazer Asgard e que lá fosse a morada dos Deuses. Este reino se situava no acima da planicie de Idawold, que flutuava muito acima de Midgard, assim impedindo os humanos de a verem. Odin pensou que não seria bom manter um elo de conexão entre os Deuses e os Humanos, então construiu Bifrost, conhecida como Ponte Arco-Iris, que levaria os Deuses, e só apenas eles, a todos os Nove Reinos já criados.



Durante muitas eras foi assim, até que as nevoas começaram a subir lentamente das profundezas de Niflheim e formaram um gigante bloco de gelo no abismo de Ginnungagap. De Musspell, desceram tórridas ondas  de calor que começaram a derreter o bloco de gelo por eras, até que, desse gelo, nasceu um gigante denominado Ymir.

Como era uma criatura dotada de um instinto quase que animal, batizou-se de Má! Ymir dormiu por era. Do suor que corria pelo seu corpo, causado pelas ondas de calor de Musspell, nasceu os primeiros seres-vivos.
Debaixo de seu braço nasceu o primeiro casal de gigantes e da união de suas pernas veio outro ser da mesma especie chamado Thrudgelmir. Essas 3 criaturas gerariam toda a descendência de gigantes.

Mas também, do gelo derretido originou-se  uma vaca chamada Audhumla, cujas tetas manavam 4 rios, que alimentava Ymir.  Audhumla se alimentava de um bloco de gelo salgado. Desse bloco, surgiu um fio de cabelo, depois a cabeça e depois o corpo inteiro de um ser que foi denominado Buri e foi a progenitora dos Deuses. Junto de seu primeiro filho, Bor, começaram a combater os gigantes.

Bor se casou com a gigante Bestla, e dessa união vieram 3 notáveis Deuses: Wotan (Odin), Vili e Vé. Um dia, os 3 decidiram destruir o gigante Ymir. Os três derrotaram, então, o gigante e quase toda sua especie, que foi afogada em seu sangue. Apenas um casal sobreviveu, Bergelmir e sua esposa, que construíram um barco de tronco escavado e foram se refugiar em Jotunheim. 

Dos restos do cadáver de Ymir, eles construíram Midgard (Terra-Media): de sua carne foi feita a terra e de seus ossos as montanhas e as rochas. Eles colocaram a Cabeça de Ymir no céu, fazendo 4 anões ficarem segurando ela nos 4 pontos cardeais. De Musspell brotaram faíscas de fogo que criaram as estrelas, Sol e Lua e do cérebro de Ymir foi criado as nuvens.

Yggdrasil (árvore na qual sustenta o mundo todo) é o centro do mundo, e, enquanto suas raízes continuarem a suportar o peso de seu prodigioso tronco e de seus ramos infinitos, o mundo estará firme e a vida será soberana, sob os auspícios de Odin, senhor dos deuses.


domingo, 26 de outubro de 2014

Apresentação

Olá Feeds, esse vai ser um blog sobre Mitologia Nórdica! Tudo que você quiser saber (eu espero) estará aqui!